asadsv
evento1238001724.jpg

XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Evento

: Campo Grande - MS

: 21 a 25 de Novembro 2009

O tema central: O Desafio da Prática da Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Natureza, Gente e Desenvolvimento

Mensagem da COMISSÃO ORGANIZADORA

Em um mundo com cada vez menos água disponível, acentuadas mudanças globais, que incluem cenários de crise econômica e de mudanças climáticas, como profissionais e cidadãos que somos, precisamos “fazer mais e melhor”.

Nesse contexto, estamos empenhados para realizar o XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde pretendemos fomentar o debate e plantar sementes de conhecimento que possam ajudar a inovar e incentivar práticas para a promoção e a cooperação, em torno de objetivos nacionais, em prol da gestão democrática, participativa, descentralizada e integrada dos recursos hídricos.

O tema central “O Desafio da Prática da Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Natureza, Gente e Desenvolvimento” é apropriado à conjuntura vivida pelo Brasil nos dias de hoje, diante dos anseios da sociedade em prover o bem estar social e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. Com isso, as temáticas ressaltadas a serem abordadas no XVIII SBRH estão adquirindo interfaces cada vez mais profundas ao dia a dia de todos cidadãos.

Esperamos que a oportunidade de discutir esses e outros assuntos, igualmente importantes para o avanço das práticas de gestão hídrica, se constitua em grande estímulo para a sua participação no XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela ABRH.

Campo Grande está plantada no coração do Brasil, próxima a ecossistemas únicos, grupos indígenas, fazendas produtivas e dos países vizinhos Paraguai e Bolívia. Numa posição privilegiada em relação ao Mercosul, é uma ilha de prosperidade no Cerrado Brasileiro habitada por uma população hospitaleira, resultado de uma bela mistura de raças dos que aqui chegaram ao longo dos 110 anos da fundação dessa Cidade Morena. As ruas são largas e a paisagem impressiona pela arquitetura e pela presença de reservas naturais em seu perímetro urbano. Capivaras, araras, tucanos e papagaios, comuns a nossa paisagem urbana, proporcionam ao visitante a sensação de estar próximo à natureza, em meio ao concreto da cidade. Sua localização possibilita todas as facilidades para um passeio à cidade de Bonito, ao Pantanal e ao turismo de compras em Ponta Porã.

O desafio em tornarmos uma das capitais mais jovens do país na “Capital das Águas do Brasil”, durante o período de realização do XVIII SBRH, nos incentiva a promover atividades em espaços públicos que traduzam a teoria e as práticas da gestão de recursos hídricos para todos, propiciando a integração dos participantes à cultura e à sociedade local.

Participe do XVIII SBRH ! Estaremos a sua espera e dispostos a fazer o possível para você levar as melhores recordações deste nosso Evento.

Saiba mais, acesse: http://www.abrh.org.br/xviiisbrh/